terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dicas de Biologia


  1. A função do oxigênio na cadeia respiratória é a de ser o receptor final.
  2. A teoria Lamarkista afirma que os seres vivos  sofrem modificações adaptativas impostas em função das alterações ambientais independentemente do seu genótipo.
  3. Com base na teoria Sintética da Evoluções os seres possuem características herdadas geneticamente, que possibilitam a sua adaptação e reprodução nos meios diferentes.
  4. O meio e os antibióticos  não impõem mutações, eles apenas fazem a SELEÇÃO NATURAL
  5. O saldo positivo de nitratos, representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais os vegetais absorvem nitratos através de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando - os para os animais por meio da cadeia alimentar.
  6. As leguminosas são fontes alimentares ricas em proteínas e possuem bactérias fixadoras de nitrogênio em suas raízes.
  7. Nos alvéolos, podemos encontrar dois tipos de células epteliais que estão localizadas entre o sangue e o ar alveolar, são elas: célula pavimentosa simples e célula endotelial de revestimento capilar, essas células fazem parte da barreira hemato-aérea e diminuem a capacidade de absorção de oxigênio quando afetadas por enfizemas.
  8. Quando uma pessoa é afetada por enfizema, ela apresenta um grande número de macrófagos, estes são responsáveis pela fagocitose que consiste no englobamento do material particulado presente  nos espaços aéreos alveoláres e na formação dos vacúolos de fagocitose.
  9. Quando os ribossomas estão isolados, não há síntese das cadeias polipeptídicas. O RNA mensageiro é necessário, pois transmite a mensagem genética para a síntese de polipeptídeos
  10. Os polipeptídeos são formados a partir do encadeamento dos aminoácidos. Os polirribossomas são constituídos de ribossomas ligados ao RNA mensageiro.
  11. A ovulogênese, ou gametogênese feminina, produzirá dois tipos de corpúsculos polares e um único óvulo. Desses corpúsculos polares, o 1º será haplóide, com 23 cromossomos duplicados e o 2º será também haplóide, com 23 cromossomos simples. Isto ocorre porque, na 1ª divisão meiótica há a separação dos cromossomos homólogos, enquanto na 2ª divisão separam-se as cromátides.
  12. As gemas apicais produzem o hormônio AIA (ácido indolilacético), que em concentrações elevadas inibe as gemas laterais, fenômeno conhecido como dominância apical. A remoção dos ápices caulinares (poda) elimina a dominância apical e estimula as gemas laterais a produzirem ramos.
  13. Uma função das raízes é absorver nutrientes minerais, entre eles os nitratos, essenciais para a síntese de compostos nitrogenados, como aminoácidos, proteínas, ácidos nucléicos e alguns hormônios.
  14. Habitualmente, a construção do conhecimento científico inicia-se com a identificação de um problema. Então são realizadas observações de determinados fatos. A partir daí, elaboram-se hipóteses para explicar o problema, que deverão ser testadas experimentalmente para a verificação da sua validade. Estas são as etapas de construção do conhecimento científico.
  15. A digestão de proteínas ingeridas por paramécios resultam em aminoácidos, matéria prima utilizadas para a construção de suas próprias proteínas.
  16. O RER, retículo endoplasmático rugoso é responsável, entre outras funções pela síntese de proteínas.
  17. A reação alérgica de uma pessoa decorre da ação de células especializadas denominadas mastócitos, que liberam a histamina, uma substância que provoca a dilatação dos vasos sangüíneos e as demais características da resposta alérgica.
  18. Genes recessivos são aqueles que só se manifestam quando em dose dupla.
  19. Os lêvedos, fungos microscópicos, são utilizados na produção de bebidas alcoólicas, no processo de fermentação.
  20. As leguminosas aumentam a fertilidade dos solos porque nas suas raízes existem bactéria nitrificantes que fixam o nitrogênio.
  21. A maior parte da digestão ocorre na 1ª porção do intestino delgado , o duodeno, onde atuam o suco pancreático, a bile e o suco entérico. Cabe ao intestino grosso apenas a absorção final de água e sais.
  22. Brióftas- dispersão por esporos e ausência de tecidos condutores.
  23. Gimnospermas- dispersão por sementes e presença de vasos condutores.
  24. Angiospermas- dispersão por frutos ou sementes e presença de vasos condutores.
  25. A fotossíntese e a quimiossíntese são processos que, na natureza, transformam gás carbônico em matéria orgânica. A devolução desse gás a atmosfera se dá através da respiração celular, da decomposição e da queima de combustíveis
  26. O mofo (fungo), tradicional decompositor de matérias orgânicas, ao se alimentar de pedaços de folhas (fragmentos de produtores), atua como consumidor primário. Já as formigas quando se alimentam dos fungos, passam a fazer o papel de consumidores secundários.
  27. Transcrição é o processo da síntese de RNA-m pelo DNA. Tradução é o processo de produção de proteínas nos ribossomos, sob o controle de um RNA-m e com a participação de moléculas de RNA-t. A duplicação do DNA ocorre em presença da enzima DNA polimerase, havendo a produção de duas moléculas de DNA idênticas, condição necessária à multiplicação celular.
  28. O cultivo de rizomas é o melhor método para a obtenção de clones de samambaias.
  29. Um vírus não se reproduz sem o auxílio de outro organismo e pode se cristalizar.
  30. Adquiri-se a Taenia pela ingestão de carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas, contaminadas com cisticercos. Para evitar o contágio, Os animais a serem consumidos, devem ser criados em condições de higiene adequadas, inspeção de carnes suínas e bovinas, não ingerir carnes contaminadas, de origem duvidosa mal cozida ou crua e saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer a revisão teórica?

Prof. Renato Neves Allemand Muitas vezes o(a)s aluno(a)s perguntam: como devo fazer a revisão teórica? Qual a metodologia recomendada? ...